Opções
  • Imprimir

    Imprimir
  • Favoritar

    Favoritar
  • Compartilhar

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

ArcelorMittal e Bekaert anunciam acordo

Publicado em 26/04/2017

ArcelorMittal e Bekaert
ArcelorMittal e Bekaert

A ArcelorMittal, maior fabricante de aço do mundo e no Brasil, e o Grupo Bekaert, líder mundial em tecnologia na transformação e revestimento de arame de aço, chegaram a acordo, ontem (25/04), sobre a aquisição, pela ArcelorMittal, de quotas da subsidiária da Bekaert, em Sumaré (SP).

De acordo com a estrutura acionária acordada entre as partes, a ArcelorMittal será a acionista majoritária (55,5%) de Sumaré e a Bekaert deterá as ações restantes (44,5%). A conclusão da transação depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), autoridade antitruste brasileira.

As companhias visam uma transição tranquila para garantir a continuidade da excelente oferta e serviço aos seus clientes. Até a decisão final do CADE, a ArcelorMittal não terá qualquer ingerência sobre as atividades da unidade de Sumaré, que permanecerá completamente independente e gerida unicamente pela Bekaert. A ArcelorMittal, por meio do acordo, aumenta seus ativos e operações no segmento Tire Cord (produção de Steel Cord e Bead Wire, utilizados na fabricação de pneus para carros e caminhões). Além disso, a operação permite a realização de sinergias e garante o fornecimento de fio-máquina de qualidade pela ArcelorMittal a partir de sua unidade de João Monlevade (MG).

No Brasil, a ArcelorMittal e a Bekaert mantêm uma parceria desde 1974, incluindo a BBA e a BMB. Esta última atua no segmento de Tire Cord.

Sobre a ArcelorMittal

A ArcelorMittal é líder de aço e de mineração do mundo, com presença em 60 países e unidades industriais em 19 países. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo ArcelorMittal é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição. Em 2016, ArcelorMittal teve uma receita de US$ 56,8 bilhões e produção de aço bruto de 90,8 milhões de toneladas, enquanto a produção própria de minério de ferro atingiu 55,2 milhões de toneladas. A ArcelorMittal está listada nas bolsas de valores de Nova Iorque, Amsterdam, Paris, Luxemburgo e nas bolsas espanholas de Barcelona, Bilbao, Madrid e Valência.

Sobre a Bekaert

Bekaert (www.bekaert.comé líder mundial no mercado de tecnologia de transformação de arame de aço e de revestimentos. Buscamos ser o fornecedor preferido para nossos produtos e soluções de arame de aço, oferecendo, continuamente, valor superior aos nossos clientes em todo o mundo.

 A Bekaert (Euronext Brussels: BEKB) é uma empresa global com cerca de 30 mil funcionários em todo o mundo, com sede na Bélgica e € 4.4 bilhões de euros em receitas anuais.

 ArcelorMittal e Bekaert: parcerias no Brasil

A Bekaert e a ArcelorMittal operam atualmente oito fábricas no Brasil, por meio de parcerias, nas quais a produtora de aço detém participação majoritária. Na Belgo Bekaert Arames (BBA) estão incluídas as unidades de produção de arame de aço em Contagem (MG), Sabará (MG), Osasco(SP), Hortolândia (SP) e Feira de Santana (BA) e a divisão acionária é de 55% para ArcelorMittal e 45% para Bekaert. Já na Belgo Mineira Bekaert Artefatos de Arame (BMB), a parceria abrange as plantas de produção de steel cord de Itaúna (MG) e Vespasiano (MG). A Bekaert possui 44,5% e a ArcelorMittal detém 55,5% das ações. 

Na foto, o Diretor-Geral da ArcelorMittal BioFlorestas, Wagner de Brito Barbosa; o CEO da ArcelorMittal Aços Longos Américas Central, do Sul e Caribe, Jefferson De Paula; a diretora Jurídica e de Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil, Suzana Fagundes; o  COO da BBA Patrick Louwagie; e o Controller da Bekaert, Jarbas Souza.