Opções
  • Imprimir

    Imprimir
  • Favoritar

    Favoritar
  • Compartilhar

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Prêmio ArcelorMittal 2019: a importância da água

Publicado em 3/22/2019

No dia 22 de março (sexta-feira) será comemorado o Dia Mundial da Água. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, tem o principal objetivo de alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica. A fim de contribuir com este propósito, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019 propõe o tema Água – economizar para não faltar. Este ano, crianças e adolescentes estão sendo desafiados a desenvolver projetos que solucionem o problema hídrico na sua escola ou comunidade.

O prêmio está integrado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém 17 objetivos instituídos pela ONU. Reconhecendo-o como o principal plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade, a ArcelorMittal pretende formar um time de cientistas-mirins e jovens para colocá-lo em prática nas escolas, uma vez que a educação e a Ciência são potenciais meios para minimizar os impactos nos recursos hídricos.

“Estamos propondo o desenvolvimento de um trabalho investigativo e de experimentação em que o tema água possa ser refletido no cotidiano do ambiente escolar, de forma que o professor e os alunos percebam o projeto como um instrumento de ensino e não como um trabalho extra. Por exemplo, eles poderão construir uma cisterna para captação e reaproveitamento da água de chuva ou criar uma horta com irrigação sustentável e, assim, aprender ao mesmo tempo em que modifica e melhora a realidade local”, esclarece Andrée Ridder, educadora ambiental responsável pelo conteúdo do material pedagógico do Prêmio.

Importância da água - Muito além do que imaginamos, a água está presente até onde não se pode ver. A água presente no seu corpo, que corresponde a mais de 60% dele, transporta nutrientes, oxigênio e garante todas as funções necessárias à vida. Ela também está nesta folha de papel - cerca de 10 litros foram gastos em sua produção. Na camiseta que você está vestindo estão 2.700 litros e naquele pãozinho do café da manhã, 40 litros foram usados na fabricação.