Sustentabilidade

Qualidade de vida

A Empresa promove a qualidade de vida focada na prevenção, na educação e na promoção da saúde, com ações voltadas para os empregados próprios, seus familiares, terceiros e comunidades de entorno.

Um destaque é o Programa Mundial de Conscientização da Saúde (Health Awareness Program), que possui várias iniciativas com enfoque na saúde e qualidade de vida, como palestras, campanhas, circuitos de saúde e uma semana do ano dedicada ao tema.

Dessa forma, todos os empregados do Grupo ArcelorMittal e seus familiares estão cada vez mais inseridos em programas de aconselhamento, prevenção, tratamento, educação e treinamento com relação à saúde e segurança.

Outra iniciativa de destaque está relacionada ao Programa de Qualidade de Vida, cujo objetivo principal é promover ações de saúde em todos os níveis por meio de ações educacionais, preventivas, diagnósticas, terapêuticas e de reabilitação. Nesse programa, o empregado pode acompanhar o resultado de seus exames e participa ativamente na gestão dos indicadores de saúde, além de ser fonte de pesquisa direcionadora dos programas e metas de saúde da Empresa.

Durante os Exames Médicos Periódicos, são avaliados 14 indicadores de Saúde Pessoal, dentre eles: Tabagismo, Colesterol, Triglicerídeos, Glicemia, Ácido Úrico, Índice de Massa Corpórea (IMC), Condicionamento Físico, Absenteísmo, Risco Hepático (Gama GT), Ganho de Peso, Segurança, Sono e Estresse.

A partir dos 14 indicadores de avaliação, o empregado é classificado de acordo com os grupos de risco, em que:

Grupos de Risco

Na ArcelorMittal Brasil, o percentual do efetivo próprio nos grupos de risco 0 e 1, tem se mantido acima de 90%. O desafio é grande, principalmente porque estamos falando de condições e fatores de risco para o adoecimento – como, por exemplo, o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade, entre outros – que requerem, às vezes, um tratamento e acompanhamento médico diferenciado, mas, principalmente, de uma mudança de hábito e autocuidado.

A Empresa realiza ainda diversas outras iniciativas, como Caminhada, Corrida e Passeio Ciclístico com a participação dos empregados e familiares; o Programa Ver e Viver; o Programa de Educação Afetivo-Sexual (PEAS); o Programa Tabaco Zero; o Programa de Controle do Consumo de Álcool e outras Drogas, Mina Viva; o Programa de Risco Metabólico; o Programa de Vigilância Permanente Contra o Aedes aegypti; o Anjo da Guarda e Liderança Corajosa; a Semana Interna de Prevenção de Acidentes; o Programa Maturidade em Saúde e Segurança, presentes em todas as unidades dos segmentos de Longos e Planos.

Todas essas iniciativas, programas e ações de saúde e segurança têm o objetivo de melhorar e consolidar a cultura de Saúde e Segurança junto aos empregados, partindo do nível “Reativo” e tendo como meta inicial atingir o nível “Independente” da curva de Bradley (abaixo), métrica desenvolvida na DuPont e adotada pela empresa para avaliar o nível da gestão de saúde e segurança da empresa.

Curva de Bradley

Como resultado dos esforços empreendidos pela empresa, nossos índices de saúde e segurança podem ser conhecidos em nosso Relatório de Sustentabilidade.