Diversidade e Inclusão

Diversidade & Inclusão
O respeito é a essência de tudo

A ArcelorMittal valoriza a diversidade como fonte de novas perspectivas para os negócios e promove um ambiente de trabalho inclusivo, no qual todas as pessoas têm as mesmas oportunidades de desenvolvimento humano e profissional. Para manter esse ambiente sadio e estimulante, que revele a originalidade e o talento dos empregados e empregadas, a ArcelorMittal adota uma Política de Diversidade & Inclusão (D&I), que reforça o compromisso de pavimentar um caminho de mais respeito dentro da organização.

Em 2019, com a constituição do Comitê de D&I, a empresa iniciou o desenho efetivo de um programa que apoia a definição da estratégia, a fixação de métricas e KPIs, bem como a revisão de políticas, plano tático e mensuração.

Em 2020, a ArcelorMittal assumiu compromissos com quatro grandes entidades, que deram origem às ações específicas e transversais que os Grupos de Afinidade estão trabalhando continuamente.

Grupos de Afinidade

São liderados por empregados e empregadas, responsáveis pelo plano de ação que auxiliam na criação e implantação de práticas mais inclusivas. Cada Grupo é estruturado com o líder, colíder, líder de rh e líder de comunicação, além dos voluntários, voluntárias, aliados e aliadas. Atualmente temos cerca de 1.300 empregados inscritos nos Grupos de Afinidade, que se engajam e contribuem para a construção de uma empresa cada vez mais justa e igualitária.

Nossa Jornada

Adesões

Vídeos

O que dizem por aí...

Erick Bispo Torres
Primeiro VP negro da ArcelorMittal Brasil e padrinho do Grupo de Afinidade de Diversidade Racial

"A ArcelorMittal é uma empresa feita de pessoas e acertou muito quando lançou o Programa de Diversidade & Inclusão em junho/2019. Estudos científicos comprovam que os ambientes diversos trazem mais vantagem competitiva, pois estimulam a inovação, a reflexão e diferentes formas de enxergar um problema, criando mais oportunidades de acertar na sua resolução. Desde o início, tem sido surpreendente a adesão dos empregados ao programa."

Mariana Santos
Técnica de inovação e Transformação do Negócio e Líder do Grupo de Afinidade de Pessoa com Deficiência

"O programa tem despertado muito entusiasmo entre os voluntários. Estamos trabalhando o empoderamento das pessoas com deficiência para que elas acreditem em si mesmas. Buscamos melhorar questões de acessibilidade, tanto a estrutura física quanto materiais e sistemas, e queremos fazer com que a empresa seja mais inclusiva para todos os empregados."

Tatiana Nolasco
Diretora de negócio da ArcelorMittal Sul Fluminense e primeira mulher a assumir uma diretoria industrial da ArcelorMittal no Brasil e América Latina

"O Programa de Diversidade & Inclusão é um marco na empresa e na luta pela equidade de gênero. No começo da minha carreira, era uma das únicas mulheres e a mais nova de todas as reuniões, treinamentos e fóruns de que participava. Não era comum ver mulheres em posição de liderança, mas isso tem se tornado cada vez mais comum, e programas como esses são essenciais para tornar a empresa mais plural e igualitária."