ArcelorMittal Tubarão

Unidade de produção integrada de aços planos, localizada na
Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), no Sudeste do Brasil.

Com capacidade de produção anual de 7,5 milhões de toneladas de aço em placas e bobinas a quente, emprega diretamente cerca de 5 mil pessoas e mais de 5 mil indiretamente.

Alinhada à cultura corporativa focada no compromisso com o desenvolvimento sustentável do Grupo ArcelorMittal, é uma das líderes entre os fornecedores de aço de alta qualidade, ocupa posição de vanguarda em Gestão Ambiental e é referência na Gestão de Recursos Humanos, com destaque para as ações de desenvolvimento profissional e de promoção da Saúde e Segurança.

Junto com a unidade de Vega, atende ao segmento de aços planos produzindo placas, bobinas a quente, laminados a frio e galvanizados, comercializados nos mercados interno e externo.

Destaques

  • 3º maior produtor brasileiro de aços planos laminados;
  • Possui Sistema de Garantia da Qualidade com Certificado ISO 9001-2000, desde 1996, Sistema de Gestão Ambiental com Certificado ISO 14.001, desde 2001, e Sistema de Gestão da Saúde e Segurança com Certificado OHSAS 18001, desde 2005;
  • Os indicadores de Saúde e Segurança estão entre os melhores do mundo, com taxa média de frequência da ordem de 0,6, incluindo empregados diretos e indiretos;
  • Desde 1999, é autossuficiente em energia elétrica, gerando aproximadamente 115% da energia necessária à sua produção a partir do aproveitamento de gases do processo produtivo e sem consumir óleo combustível;
  • Possui um dos menores índices de consumo industrial de água doce do Brasil, devido aos sistemas que garantem taxas de recirculação superiores a 97%;
  • Seu índice de reaproveitamento de resíduos gerados no processo produtivo é superior a 92%.

Localização

Estrategicamente localizada na região da Grande Vitória, Estado do Espírito Santo, no sudeste brasileiro, a ArcelorMittal Tubarão possui uma área total de 13,5 milhões de m2, sendo que a usina ocupa 7 milhões de m2.

A unidade está junto a uma bem aparelhada malha rodoferroviária que inclui a Estrada de Ferro Vitória-Minas; a Ferrovia Centro Atlântica e as Rodovias BR 101 e BR 262. Além disso, é integrada a um complexo portuário considerado como um dos mais eficientes do mundo, com destaque para o Porto de Praia Mole, administrado pela ArcelorMittal Tubarão, que possui um Terminal de Produtos Siderúrgicos.

Como chegar?

Endereço: Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 526 - Bairro Polo Industrial Tubarão, Serra - ES
CEP: 29160-904
Telefone: +55 27 3348-1333

Mercados

A ArcelorMittal Tubarão produz aços planos de alta qualidade direcionados a diversos setores, como automobilístico, eletrodomésticos, naval, tubos, construção civil e implementos agrícolas. A empresa é líder mundial de placas e comercializa bobinas laminadas a quente nos mercados interno e externo.

Entre os destaques da carteira de produtos da ArcelorMittal Tubarão figuram aços para segmentos que demandam características específicas, como:

A empresa desenvolve e produz aços utilizados em componentes estruturais de veículos como chassis, longarinas, rodas e travessas. Entre estes, está o aço IF (Interstitial Free), especialmente produzido para o segmento de estampagem, e os aços multifásicos do tipo Dual Phase e Trip. Junto com Vega, é fabricante exclusiva do Usibor® no Brasil, aço desenvolvido pelo Grupo ArcelorMittal específico para a fabricação de componentes e peças de segurança, tornando os veículos mais leves, resistentes, seguros e eficientes energeticamente.

A ArcelorMittal Tubarão produz uma variedade de aços compatíveis com as normas nacionais e internacionais desse setor, usados em pontes, edifícios, galpões industriais, residências, obras de infraestrutura e outros tipos de edificações. O aço apresenta alta resistência mecânica e oferece vantagens em relação a outros materiais, como agilidade na montagem e reciclabilidade.

Para este segmento produzimos materiais de elevado valor agregado para atender às necessidades dos estaleiros na construção e no reparo de embarcações e plataformas. As estruturaras navais, submetidas a condições adversas, requerem aços com níveis elevados de resistência mecânica e controle rígido da sanidade interna.

Tubos de Pequenos a Grandes Diâmetros - Dentre os tipos de aço adequados para a produção de tubos para óleo e gás, destacam-se os da classe API, desenvolvidos para trabalharem em condições severas na exploração e transporte de fluidos, como petróleo, gás e seus derivados. A carteira de produtos de Tubarão conta ainda com aços de média e alta resistência para tubos direcionados a aplicações em indústrias, obras de saneamento e estruturas metálicas.

A ArcelorMittal Tubarão produz placas e bobinas laminadas a quente para atender as mais diversas necessidades de relaminação dos clientes, tanto para grandes linhas de laminação a quente e a frio de outras usinas siderúrgicas, quanto para linhas de relaminação a frio de menor porte. Para tanto, a empresa desenvolve projetos específicos a fim de atender os requisitos de processo do cliente.

Fluxo de produção

O processo produtivo da ArcelorMittal Tubarão engloba:

  • Recebimento, preparação e estocagem das matérias-primas;
  • Fabricação de sínter, coque e gusa;
  • Produção de aço líquido;
  • Transformação do aço líquido em placas e destas em bobinas a quente;
  • Embarque dos produtos acabados em sistema multimodal.

A unidade realiza também:

  • Geração e distribuição de energia e gases do ar;
  • Tratamento e distribuição de água;
  • Beneficiamento de resíduos industriais transformados em coprodutos;
  • Serviços de manutenção industrial, incluindo fabricação de peças;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Projetos de investimento de melhorias e ampliações.

Assista ao vídeo que retrata o fluxo de produção de Tubarão.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: