Cadeia de Suprimentos

7. Cadeia de suprimentos em que nossos clientes confiem

Como nós, muitos de nossos clientes estão monitorando todas as suas cadeias de valor para garantir que seus fornecedores cumpram ou excedam suas sólidas normas ambientais e sociais. Como produtores de aço e de matérias-primas extraídas de minas, vemos isso como uma grande oportunidade para assegurar a nossos clientes que estamos gerenciando ativamente e efetivamente nossas próprias operações e nossa cadeia de suprimentos. É por isso que continuamos a liderar nossa indústria no desenvolvimento de normas de garantia de sustentabilidade.

Por que isto é importante para nós?

De onde vem este produto – e quais matérias-primas foram colocadas nele? Como sei se ele foi produzido de maneira responsável? Nossos clientes estão cada vez mais fazendo essas perguntas – e precisamos respondê-las e fornecer as evidências.

Nosso desafio

Cadeia de Suprimentos

Nossa cadeia de valor é grande e complexa, estendendo-se além de nossas operações de siderurgia até nossos fornecedores de matérias-primas extraídas de minas. É uma cadeia de fornecimento que envolve milhares de empresas. Avaliar o risco de um desempenho social e ambiental ruim em nossa complexa cadeia de suprimentos não é uma tarefa simples. Além disso, nossos sites e fornecedores estão sob pressão para mostrar conformidade com um número crescente de normas ambientais e sociais. Enquanto isso, as normas de sustentabilidade de múltiplos stakeholders continuam em um estágio inicial de evolução em comparação com outros setores.

Nossa ação

Cadeia de Suprimentos

Fornecer aos clientes segurança na integridade de sua cadeia de suprimentos é um dos nossos principais objetivos. Para isso, desenvolvemos uma abordagem voltada à indústria para o cumprimento de normas e conquista de certificação independente, começando no segmento de matérias-primas, onde há mais riscos. Dessa forma, desempenhamos um papel-chave na evolução dos padrões mundiais de múltiplos stakeholders – como o Responsible Steel TM, a Iniciativa para Garantia de Mineração Responsável (IRMA – Initiative for Responsible Mining Assurance) e o programa Rumo à Mineração Sustentável (TSM – TowardSustainable Mining). Ao mesmo tempo, vamos continuar a identificar e mapear os riscos em nossas próprias operações e em nossa cadeia de fornecimento, além de garantir a implementação de programas eficazes para mitigar os riscos.

Nosso potencial de criação de valor

Cadeia de Suprimentos

Construir cadeias de suprimentos mais fortes e sustentáveis pode nos oferecer maior distinção no mercado, trazendo aumento de vendas e relacionamentos mais fortes e duradouros com nossos clientes. O desenvolvimento de normas permite que nós, nossos clientes e nossos fornecedores criemos mais valor social e ambiental, beneficiando os stakeholders em toda a nossa cadeia de valor. Ao mesmo tempo, uma cadeia de suprimentos responsável é quase sempre mais eficiente, mais competitiva e mais resiliente. Realizando esta diretriz, estamos em melhor posição para minimizar os riscos de reputação e os riscos regulatórios, além de fortalecer nossa licença social para operar.

Expectativas de nossos stakeholders

Espera-se, com razão, que as empresas criem compromissos compartilhados com seus clientes e fornecedores em busca do desenvolvimento sustentável, que identifiquem e divulguem os riscos da cadeia de suprimentos e forneçam garantias de que esses riscos estão sendo gerenciados e mitigados. Muitos de nossos clientes já incluem certificação para requisitos de sustentabilidade em contratos de fornecedores. Com as diretrizes da OCDE para cadeias de fornecimento responsáveis, alguns estão unindo forças para criar órgãos que abordem coletivamente os riscos de sustentabilidade e os requisitos de auditoria, como o Green Building Council, por exemplo. Os clientes com as agendas de sustentabilidade mais maduras estão cada vez mais engajados com as normas estabelecidas para múltiplos stakeholders e as certificações independentes das unidades de produção.

O resultado que precisamos

Os clientes confiantes de que atendemos ou superamos suas expectativas ambientais, sociais e de governança, tanto em nossas próprias empresas de siderurgia e mineração, quanto em nossa cadeia de fornecimento, especialmente as minas das quais somos clientes.

Atendendo a essa diretriz

Desde 2010, estamos avaliando como os nossos fornecedores gerenciam seu desempenho em relação ao nosso código de fornecimento responsável. Com o aumento das expectativas dos clientes nessa área, ampliamos nosso engajamento no trabalho com os clientes para entender suas expectativas, construir padrões globais de múltiplos stakeholders e dar garantia da qualidade da gestão de nossa cadeia de suprimento (especialmente a área prioritária de matérias-primas, na qual os riscos são mais altos). Vamos continuar a trabalhar para compreender onde estão os riscos em nossa cadeia de suprimento e nos propomos a ir além, nos envolvendo ativamente para construir soluções em situações complexas onde haja riscos sociais e ambientais.