Ações Próprias

Parceira da comunidade de São Francisco do Sul, a ArcelorMittal Vega atua em ações sociais desde o início de sua instalação em 2001. Alinhada às diretrizes do Grupo ArcelorMittal, a empresa prioriza o diálogo transparente com a comunidade e desenvolve em conjunto as melhorias e soluções, valorizando as particularidades da região ou grupo social.

Mais do que ouvir e compreender as demandas das comunidades, a ArcelorMittal Vega busca compartilhar experiências e conhecimento para a construção de soluções que favoreçam a evolução de toda a sociedade rumo a um cenário de desenvolvimento pleno.

  • Concurso Escolar e Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente

    Projeto pioneiro do Programa de Educação Ambiental da ArcelorMittal Vega, o Concurso Escolar é realizado desde 2001. Seu objetivo é estimular a produção e implantação de projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável de São Francisco do Sul. Neste período, já sensibilizou milhares de estudantes semeando a conscientização ambiental nas novas gerações. Para promover a iniciativa, a empresa disponibiliza material didático de acordo com o tema definido a cada ano para ser trabalhado em sala de aula e também realiza premiação em reconhecimento aos melhores projetos.

  • Panorama Cultural

    Em parceria com a Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, a ArcelorMittal Vega promove, desde 2010, espetáculos de destaque nacional e regional a custos subsidiados para a população da cidade. O valor da entrada é simbólico e inclui a doação de alimentos não perecíveis, que são destinados a entidades beneficentes cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania.

  • Programa Educação e Empregabilidade

    O Programa Educação e Empregabilidade foi criado em 2005 pela ArcelorMittal Vega para oferecer aos jovens moradores de São Francisco do Sul formação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento da mão de obra local. Preocupado em promover cursos que estivessem alinhados com a vocação da cidade, o projeto realizou treinamento técnico na área de serviços (atendimento comercial, camareira, garçom, cozinheiro, auxiliar de enfermagem, qualificação para garçom e qualificação em agências de viagem) e, em 2018, deu um importante passo: em parceria com o SENAI/SC, lançou o Curso Técnico de Eletromecânica. Foram formadas três turmas de 30 alunos. Além das instruções comuns da atividade, eles aprendem sobre as operações de Vega, estando preparados para atuar nas indústrias da região.

  • Verde com Vida

    Desde 2007, alunos e professores de São Francisco do Sul e das cidades da região têm a oportunidade de trocar as cadeiras e carteiras por uma sala de aula ao ar livre. Em visitas à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Vega, esse público realiza dinâmicas e trocam experiências sobre o valor da biodiversidade.

    Para mais informações ou agendamento de visitas, envie e-mail para verdecomvida@arcelormittal.com.br ou ligue no telefone +55 47 3233-2568.

  • Voluntariado

    A ArcelorMittal Vega mantém iniciativas que buscam promover o desenvolvimento pessoal de todos que fazem parte da empresa por meio de ações voluntárias, como a Campanha do Agasalho e o Natal Fraterno. As iniciativas estão em sintonia com a visão do Grupo ArcelorMittal que vê o trabalho voluntário como um fator primordial na promoção da cidadania e no fortalecimento do compromisso de buscar a transformação do amanhã.