Saúde e Segurança

Trabalho seguro, saudável e com qualidade de vida para nossos empregados.

Manter e fortalecer um ambiente de trabalho seguro, saudável e com qualidade de vida é um valor central para a ArcelorMittal Brasil. Esse princípio está em consonância com a primeira das 10 Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável do Grupo ArcelorMittal, que orienta a gestão e a contínua melhoria por meio de inovações e adoção das melhores práticas.

No Brasil, assim como no mundo, as metas incluem: Zero Acidente; melhoria continua dos ambientes de trabalho e processos; monitoramento, eliminação e controle dos riscos; eliminação/controle de riscos; prevenção a doenças ocupacionais; monitoramento da saúde do trabalhador; incentivo à busca da qualidade de vida; e conquista de crescentes indicadores de Saúde e Segurança entre os empregados próprios e das contratadas.

Entre os objetivos do plano diretor de gestão de Saúde e Segurança, destacam-se:

  • Consolidar a governança corporativa sobre o tema (diretrizes, comitês, iniciativas, processos, follow-ups, boas práticas e outros);
  • Consolidar uma liderança visível e percebida em saúde e segurança;
  • Reduzir o grau de significância dos riscos;
  • Garantir o atendimento aos padrões mundiais de Prevenção de Fatalidades do Grupo ArcelorMittal (FPS);
  • Aperfeiçoar continuamente as ferramentas de gestão de saúde e segurança;
  • Promover sinergias e benchmarking entre as unidades dos diferentes segmentos de negócio (Longos, Planos, BioFlorestas e Mineração);
  • Reduzir o número de incidentes para alcançar o Zero Acidente;
  • Relatar e eliminar desvios que possam gerar acidentes ou doenças ocupacionais;
  • Reduzir o absenteísmo.

Todas as unidades da ArcelorMittal Brasil possuem certificações nos critérios da norma internacional OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional). Os empregados são 100% representados por meio de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA e Cipamin). A empresa mantém, ainda, comitês internacionais que realizam o acompanhamento dos indicadores e das ações estratégicas implantadas, para garantir o cumprimento de aspectos legais, padrões internos e corporativos.

A gestão de Saúde e Segurança da ArcelorMittal Brasil inclui tópicos definidos em acordos ou convenções coletivas de trabalho, demonstrando o alinhamento dos empregados ao tema. Entre estes está o direito de recusar o trabalho inseguro.